Lancha Poveira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Lancha Poveira

LANCHA POVEIRA PROMOVE PROXIMIDADE ENTRE A NOSSA CIDADE E A GUARDA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

No âmbito das comemorações dos 25 anos de atividade da Lancha Poveira “Fé em Deus”, a tripulação navegou até A Guarda (Galiza) no passado sábado, 15 de julho, regressando no domingo, dia 16.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente na chegada da Lancha a A Guarda, onde foi recebido pelo Alcaide e pela Conselheira do Turismo.

O autarca disse que recordaram a primeira viagem da Fé em Deus à Galiza, pouco depois de ter sido construída, há 25 anos, assinalando os vínculos históricos que ligam a comunidade piscatória poveira à de A Guarda, expressas, nomeadamente, nas siglas poveiras gravadas na capela do monte de Santa Tecla.

Luís Diamantino revelou que fez o convite ao Alcaide e à Conselheira do Turismo para que viesse à Póvoa de Varzim nas Festas de São Pedro porque “entendemos que temos que reatar os laços de amizade que sempre existiram entre os poveiros e os habitantes de A Guarda”.

Neste sentido, o Vice-Presidente transmitiu que “é uma forma de abrirmos esta estrada marítima”, acrescentando tratar-se de um município que também faz parte dos Caminhos de Santigo. Portanto, “temos aqui muitos pontos comuns que podemos vitalizar”.

Assim sendo, ficou já acordado que A Guarda será uma das cidades onde o Município poveiro irá promover as Festas de São Pedro através das ações promocionais que realiza. Por seu lado, o Município espanhol também virá à Póvoa de Varzim divulgar as suas festas.

O edil concluiu que “será uma cidade com a qual devemos manter estes laços de amizade e talvez aprofundar numa perspetiva de criar uma geminação que seria muito interessante. A cidade está muito próxima de nós, a uma hora de automóvel e a seis de Lancha Poveira”, constatou.

Fonte ->

 

A Lancha Poveira do Alto navegou até A Guardia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

A Lancha Poveira do Alto navegou até A Guardia, para evocar a primeira viagem à Galiza, realizada em Outubro de 1991. Para cumprir o calendário das comemorações dos 25 anos da "Fé em Deus", a tripulação comandada pelo Mestre Agonia Areias saiu no passado sábado, do ancoradouro da marina, rumo a mares galegos.

in "A Voz da Póvoa" (19 de julho 2017). p. 16.

Galeria de imagens
fotos por José Peixoto

 

Conferência "Evocação da tragédia de 27 de Fevereiro de 1892"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

 

Dia Nacional do Mar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

O Mar na Toponímia Poveira
Sessão com Luís Diamantino
Presidente da Comissão Municipal de Toponímia 
Escola EB Aver-o-Mar – 11h50

Histórias do Mar da Póvoa
Conversa com José de Azevedo 
Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves – 14h30

No âmbito do Dia Nacional do Mar, o Município da Póvoa de Varzim promove várias iniciativas sobre o património marítimo poveiro, dirigidas a diferentes público-alvo, no sentido de reforçar as raízes culturais marítimas.

De manhã, na Escola EB Aver-o-Mar haverá “O Mar na Toponímia Poveira”, sessão orientada pelo Dr. Luís Diamantino, Vice Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia. Esta atividade pedagógica é alusiva à cultura marítima patente na Toponímia Poveira que evoca lugares, feitos, heróis e personalidades ligadas ao Mar e à comunidade piscatória.

De tarde, na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, as “Histórias do Mar da Póvoa” serão contadas pelo José de Azevedo. Numa conversa informal serão abordados os mares poveiros, os costumes da comunidade piscatória poveira evocando poveiros cujos feitos marcam a nossa história.

Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, pelas 18h00 serão apresentados o livro “Os Braços da Lancha” de José Peixoto e o filme documental (DVD) “Os Braços da Lancha” de Manuel Martins, José Peixoto e Paulo Pinto. A apresentação será feita pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

 

OS BRAÇOS DA LANCHA - apresentação do livro e do filme documental

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

No próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, pelas 18h serão apresentados na Biblioteca Municipal, o livro “Os Braços da Lancha” de José Peixoto e o filme documental (DVD) “Os Braços da Lancha” de Manuel Martins, José Peixoto e Paulo Pinto.

A apresentação será feita pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino.

O livro “Os Braços da Lancha” pretende resgatar a história de 25 anos de navegações da Lancha Poveira do Alto Fé em Deus, com a voz da memória dos tripulantes e outros braços que, de uma forma ou de outra, contribuíram na travessia do tempo entre o bota-abaixo a 15 de Setembro de 1991 e os dias que correm.

O filme documenta uma viagem a Santiago de Compostela por mar, ria e rio, feita pela Lancha Poveira. Uma peregrinação marítima inaugurada pela Fé em Deus.

A sessão contará com um momento poético por Aurelino Costa que, acompanhado pelos sons da guitarra de José Peixoto, dará voz à “Ladainha das Lanchas”, de António Nobre.

Estes eventos estão integrados nas comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira “Fé em Deus” e do Dia Nacional do Mar.


 

Dim lights Embed Embed this video on your site

WOW Filmes

A “Fé em Deus” é uma embarcação de pesca tradicional de origem secular. Em 1991 foi reconstruída uma replica segundo normas e modelos tradicionais e representa uma das últimas lanchas poveiras a ir ao mar.

O início da construção deu-se a 27 de Fevereiro de 1991 seguindo o sonho de Manuel Lopes um Poveiro amante da cultura e muito respeitado pela população. É desde então a embarcação tradicional portuguesa que mais navega por mar, promovendo a memória do pescador poveiro e português. Em 2012 a mesma embarcação persegue outro dos seus sonhos, rumo à Galiza fazendo aquele que é considerado o primeiro Caminho Maritimo para Santiago de Compostela. O sonho de Manuel Lopes é agora o sonho destes 17 tripulantes que na primeira pessoa contam a sua relação com a Lancha Poveira.

Um filme de: Manuel Martins, José Peixoto, Paulo Pinto
Produção: Manuel Martins
Imagens de: Manuel Martins, Paulo Pinto, Rita Rocha
Edição: Paulo Pinto, Manuel Martins
Som: Pedro Balazeiro
Música: José Peixoto, Tiago Pereira, Colectivo Silêncio da Gaveta
Poemas: João Rios, António Nogre, Intrepretação (Aurelino Costa)
Ilustração: Arménio Torres
Design: Pedro Bolito
Apoio: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

 

II Seminário “Mar, Educação e Património”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

As comemorações dos 25 anos do projeto da Lancha Poveira do Alto Fé em Deus promovidas pelo Município da Póvoa de Varzim integram várias iniciativas.

Na tarde do próximo dia 30 de Setembro de 2016, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto realiza a 2ª edição do Seminário “Mar, Educação e Património”, abordando vários temas e incluindo a apresentação de projetos educativos feitos em parceria com as escolas.

Este seminário está integrado nas comemorações dos 25 anos do projeto da Lancha Poveira do Alto Fé em Deus e visa partilhar conhecimentos e experiências sobre o trabalho que investigadores e profissionais de bibliotecas, arquivos, museus e escolas desenvolvem sobre património marítimo e cultura do mar.

Esta edição conta com a colaboração de vários especialistas, cujas comunicações se irão centrar nos seguintes temas: a memória, as literacias, a conservação e o acesso à informação na era digital, bem como o papel das escolas na formação de competências ligadas à preservação do património marítimo.

Contaremos com os contributos de José Bastos Saldanha (Sociedade de Geografia de Lisboa), Manuela Barreto Nunes (Universidade Portucalense), Luís Martins (IELT/Universidade Nova de Lisboa), Fátima Claudino (Comissão Nacional da UNESCO, Rede das Escolas e Bibliotecas Associadas da UNESCO), Ivone Magalhães (Museu Municipal de Esposende e Presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios), Luísa Salgado (Professora do 1º ciclo), Ana Simão (Professora Bibliotecária da Escola E.B. 2-3 Dr. Flávio Gonçalves), Albina Maia (Professora Bibliotecária da Escola Secundária de Rocha Peixoto) e Manuel Costa (Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e projeto da Lancha Poveira).

A inscrição é gratuita (mas obrigatória)

 


Programa

14h00 - Receção dos participantes

14h15 - Sessão de abertura

14h30 - 1º PAINEL: LITERACIAS DO MAR

As literacias do mar no séc. XXI (titulo provisório) - José Bastos Saldanha (Sociedade de Geografia de Lisboa/ Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios)

Memórias do mar: conservação e acesso na era digital - Manuela Barreto Nunes (Universidade Portucalense)

Moderação: Fátima Claudino (Comissão Nacional da UNESCO/Rede das Escolas e Bibliotecas associadas da UNESCO)

16h00 - Intervalo

16h30 - 2º PAINEL: PROJETOS EDUCATIVOS EM PARCERIA

Aprender e Marear na Lancha Poveira – Luísa Salgado (Professora do 1º ciclo)/Manuel Costa (Biblioteca Municipal Rocha Peixoto)

A Flávio descobre o Mar - Ana Simão (Professora Bibliotecária da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves)

Lembrar (d)o Mar na Escola Secundária Rocha Peixoto - Albina Maia (Professora Bibliotecária da Escola Secundária de Rocha Peixoto)

Moderação: Ivone Magalhães (Museu Municipal de Esposende e Presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios)

17h30 - CONCLUSÕES - Luís Martins (IELT/Universidade Nova de Lisboa)

17h45 ENCERRAMENTO – Luís Diamantino Carvalho Batista (Vereador da Educação e da Cultura e Vice Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)

INSCRIÇÃO aqui->

Dia 30 de setembro 2016, 14h-17h30
Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

 

Comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira do Alto - "Fé em Deus"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

O Município da Póvoa de Varzim está a assinalar as comemorações dos 25 anos da Fé em Deus Lancha Poveira do Alto com várias iniciativas.

No próximo dia 15 de Setembro, pelas 17h, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto serão realizadas várias atividades integradas nestas comemorações. Haverá uma Sessão Filatélica, com a aposição do carimbo e do selo comemorativos num postal editado em parceria com a Associação Poveira de Colecionismo. Haverá uma sessão evocativa do bota abaixo da "Fé em Deus", com o visionamento do filme desse evento registado há 15 anos e com a partilha de testemunhos de quem esteve envolvido nesse momento inesquecível. Libânia Feiteira Ferreira voltará a declamar a Ladainha das lanchas, tal como fez há 25 anos.

Será ainda aberta a Exposição de miniaturas de embarcações em madeira feitas pelo Mestre da Fé em Deus, Manuel Agonia. São réplicas de embarcações que fazem parte do seu espólio e que estão ligadas à sua vida como marítimo.

As lanchas poveiras são embarcações de pesca tradicional de origem secular e desapareceram nos anos 50 do século passado. Em 1991 foi construída esta réplica da Fé em Deus, respeitando as normas e os modelos tradicionais e, desde então, esta embarcação tradicional tornou-se numa verdadeira escola da memória e um símbolo maior da Póvoa de Varzim.

 

Lancha Poveira do Alto navega com Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

No âmbito dos 25 anos da Lancha Poveira do Alto, a "Fé em Deus" vai navegar no próximo sábado, dia 9, levando a bordo alguns elementos da Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje.

 

Sessão de apresentação pública das Comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira “Fé em Deus”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Sessão de apresentação pública das Comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira “Fé em Deus”

No Dia do Pescador, 31 de Maio, será apresentada a programação e os parceiros das Comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira “Fé em Deus”, com a entrega do prémio do concurso do cartaz das comemorações dirigido aos alunos das escolas secundárias da Póvoa de Varzim, sendo vencedor o aluno Bruno Nascimento de Faria, estudante do 11º ano do curso de Design Gráfico da Escola Secundaria Rocha Peixoto.

Dia 31 de Maio 2016, terça, 18h30

Salão Nobre dos Paços do Concelho

Veja aqui a galeria de imagens ->

 


Pág. 1 de 21

Pesquisar

cmpv.jpg
cartaz_20_anos.jpg
azulejo001.jpg

Em linha

Temos 2 visitantes em linha

Estatísticas

Membros : 35
Conteúdo : 287
Favoritos web : 49
Visualizações de conteúdos : 372089

Sindicância