Lancha Poveira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Lancha Poveira

Uma lancha de estudantes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

 

Uma lancha de estudantes
por José Peixoto

A Voz da Póvoa (1 de Junho de 2011), p. 15.
PDF ->
URL ->

 

Apresentação do sítio web e do programa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

20 Anos da Fé em Deus - Lancha Poveira do Alto
Apresentação do sítio web e do programa das comemorações

Dia 31 de Maio, 16h00
Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

São parceiros da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim na organização das actividades a Sociedade de Geografia de Lisboa, a Marinha Portuguesa e o Clube Naval Povoense.

 

Modelismo e Arqueologia Naval - 3ª sessão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

O Ecomuseu Municipal do Seixal vai promover, ao longo do ano lectivo de 2010/2011, um atelier trimestral sobre representação arqueológica, à escala, de embarcações históricas e tradicionais.
A iniciativa denomina-se Atelier “Modelismo e Arqueologia Naval”, decorre no Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal, na Arrentela, um Sábado por trimestre e inclui uma exposição de modelos em construção, um workshop e uma conferência sobre modelismo e arqueologia naval.
A parte expositiva do atelier está aberta ao público em geral e é constituída por modelos realizados no âmbito das actividades de formação do Ecomuseu e por peças trazidas por participantes externos (sujeitas a selecção). Estas últimas deverão respeitar paradigmas de escala e de rigor construtivo e representar, por ordem de preferência, barcos do Tejo, embarcações nacionais, outros modelos construídos de raiz a partir de planos e/ou documentos originais e, por fim, modelos construídos e partir de caixas de construção comerciais em madeira.
Para cada sessão estão previstos workshops sobre técnicas de preparação e tratamento da madeira, confecção de poleame, colocação de aparelho, fundição de metais, pintura … e um conjunto de conferências sobre a história da construção naval da Antiguidade ao Renascimento, viagens e navegações, barcos tradicionais do Tejo …. (os temas concretos de cada sessão serão oportunamente anunciados).

As sessões do Atelier “Modelismo Naval e Arqueologia” decorrem entre as 10h00 e as 17h00, com intervalo para almoço, e realizam-se nas seguintes datas:
-1ª Sessão: Dia 4 de Dezembro de 2010;
-2ª Sessão: Dia 12 de Março de 2011;
-3ª Sessão: Dia 25 de Junho de 2011;
-4ª Sessão: Dia 17 de Setembro de 2011;
Este atelier pretende ser um ponto de encontro trimestral para quem faz do modelismo um instrumento privilegiado para o estudo, a preservação e a promoção do património marítimo e da história da náutica.

O atelier é de livre acesso. No entanto, para apresentar peças à exposição e participar nos trabalho de formação é necessário realizar uma inscrição prévia, sem custos, por e-mail para carlos.montalvao@cm-seixal.pt , indicando nome, contactos e identificação do modelo a apresentar.
Os participantes são convidados a inscrever-se num almoço de confraternização, sendo que a refeição terá ementa e preço fixo previamente comunicado aos eventuais interessados.
A iniciativa possibilita o encontro e a troca de experiências e da saberes entre amadores e profissionais ligados à prática do modelismo e ao estudo arqueológico das embarcações históricas e tradicionais e é uma excelente oportunidade para vincar as potencialidades do modelismo naval enquanto instrumento privilegiado no fomento do estudo, da conservação e da promoção do património marítimo e da história da náutica.

 

IX Encontro de Embarcações Tradicionais de Vila do Conde/Rio Ave 2011

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Integrado nas FESTAS DE SÃO JOÃO DE VILA DO CONDE, a Associação de Ex.Marinheiros da Armada de Vila do Conde, com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Junta de Freguesia de Vila do Conde e da Comissão de Festas de São João, vai levar a efeito o seu IX Encontro de Embarcações Tradicionais de Vila do Conde/Rio Ave 2011, o qual terá lugar entre nos dias 17, 18 e 19 de Junho do corrente ano. Nos próximos dias serão anexados ao blog, as fichas de inscrição para as embarcações e tripulações e o programa de actividades.

Ver +

Contactos Oficiais da Associação de ex-marinheiros da Armada de Vila do Conde.

Email: ex.marinheiros.viladoconde@gmail.com
Blogue: aemavcd.blogspot.com
Telemóvel: 925212344

Morada: Pç. Luís de Camões 31, 3º- Dtº 
4480-176 Vila do Conde

 

Água-Arriba, histórias de barcos e homens

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Água-Arriba, histórias de barcos e homens mostra, a partir de registos actuais, de fotografias, de filmes antigos e do depoimento de carpinteiros navais, investigadores e especialistas em património marítimo, pescadores, antigos barqueiros de passagem e de água-arriba que trabalharam no rio, a importância que as embarcações tradicionais do rio Lima tiveram ao longo dos tempos.

Ficha Técnica

Realização: Carlos Eduardo Viana
Câmara: Ricardo Geraldes com a colaboração de Carlos Eduardo Viana, Carlos Isaac, Carlos Morais, Daniel Novo, Ricardo Garrido e Vítor Martins
Som Directo: Alexandre Martins com a colaboração de Fátima Chavarria 
Música Original: António Rafael
Montagem: António Soares
Grafismo: Miguel Filgueiras
Desenho da embarcação: Carlos Vieira
Animação 3D: João Vieira e Edgar Barbosa
Tratamento das fotografias: Ricardo Leal
Pós-produção Áudio: José Gonçalves
Correcção de Cor: Carlos Filipe Sousa
Texto: Ivone Baptista
Locução: Carlos Duarte
Produção Executiva: Rui Ramos
Direcção Financeira: António Passos
Produção: AO NORTE

Saber mais ->

 

Encontro Internacional de Embarcações Tradicionais de Vila Praia de Âncora

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Encontro Internacional de Embarcações Tradicionais de Vila Praia de Âncora

Dias 17 a 19 de Junho

Pela primeira vez, a edição 2011 da Festa do Mar e da Sardinha vai promover um Encontro Internacional de Embarcações Tradicionais de Vila Praia de Âncora. É mais uma atracção que deverá conquistar a atenção de todos os visitantes. Esta iniciativa vai ficar patente no Parque Dr. Ramos Pereira. A organização é da Câmara Municipal de Caminha e da Associação Barcos do Norte.

Para saber mais ->

 

3º Aniversário da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Valbom (ADICV)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

3º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA CIDADE DE VALBOM (ADICV)

PROGRAMA

14.05.11

 - Chegada da Lancha a Valbom cerca das 15 horas do dia com a respectiva tripulação.

- Pelas 16:00 horas, fará uma viagem a Gramido (Casa Branca), de forma a se dar a conhecer, podendo ser acompanhada por terra com equipamento de som, de forma a identificar a sua presença e guiar o público numa viagem histórica.

- Caso seja possível, fará uma viagem semelhante, em sentido contrário, até ao Palácio do Freixo/Marina, com o mesmo objectivo. 

- Cerca das 19:00 horas, atracará no cais da Ribeira de Abade em Valbom.

Continuar...
 

Abertura

Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 


Pág. 21 de 21

Pesquisar

cmpv.jpg
cartaz_20_anos.jpg
barco004.jpg

Em linha

Temos 6 visitantes em linha

Estatísticas

Membros : 35
Conteúdo : 287
Favoritos web : 49
Visualizações de conteúdos : 376524

Sindicância