Lancha Poveira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Lancha Poveira

V Encontro de Embarcações Tradicionais do Rio Cávado - vídeo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

 

Porto: Internet dá à costa em 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Porto: Internet dá à costa em 2014

Marcadores: 

A partir de 2014, será possível aceder gratuitamente à Internet na costa marítima entre o Porto e a Póvoa de Varzim. O projeto é da responsabilidade do INESC Tecnologia e Ciência e ainda está em fase de testes.

Em 2014, qualquer pessoa que se encontre até cinco milhas náuticas (cerca de nove quilómetros) da costa marítima entre o Porto e a Póvoa de Varzim, terá acesso gratuito à Internet wireless e de banda larga. O projeto do laboratório de Tecnologia e Ciência do INESC está a ser testado com redes sem fios e de banda larga entre o Edifício Transparente, na Foz, e barcos de pesca da Cooperativa Propeixe, em Matosinhos.

Em declarações à Agência Lusa, Rui Campos, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do INESC, explicou que "o objetivo do projeto é estender a cobertura da rede Porto Digital, que neste momento existe na cidade do Porto, até cinco milhas náuticas para dentro do mar".

Para além disso, o coordenador do projeto acrescenta que, "pela primeira vez, pescadores, turistas ou qualquer pessoa localizada até cinco milhas da costa vão ter acesso gratuito à Internet wireless e de banda larga".

Esta sexta-feira, às 11h, vai ser celebrado o protocolo de oficialização do projeto, entre o INESC Tecnologia e Ciência e a Associação Porto Digital, com a presença do secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

 

V Encontro de Embarcações Tradicionais do Rio Cávado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Saber mais em: http://esposendealtruista.blogspot.pt/2013/05/v-encontro-de-embarcacoes-tradicionais.html

 

Comemoração do Dia do Pescador - Encontro com Mestre José Festas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

O MESTRE JOSÉ FESTAS, Presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar promoverá uma sessão na Escola Secundária de Rocha Peixoto para os alunos do ensino secundário, do curso Higiene e Segurança no Trabalho, no dia 31 de maio, pelas 15h00. Será projectado um vídeo sobre a Segurança no Mar.

Os objectivos da APMSHM são os seguintes

  • Constituída a 17 de maio de 2007 a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, com sede na Zona Portuária Molhe Norte, da freguesia e concelho da Póvoa de Varzim. A Associação tem por objeto a análise e a apresentação de medidas ligadas à segurança no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar, lutando pela consequente implementação destas medidas junto de quem de direito.
  • Podem ser admitidos como associados todos os pescadores e armadores interessados, bem como todas as pessoas que queiram contribuir a nível pessoal ou material para os fins desta Associação, independentemente da residência e origem, desde que sejam maiores de 16 anos.

 

Na sua MISSÃO preconizam

  • Promover o esclarecimento dos associados;
  • Fomentar o desenvolvimento de medidas ligadas à segurança no trabalho de armadores, pescadores, e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar, lutando pela consequente implementação destas medidas junto de quem de direito;
  • Colaborar com as entidades na definição das políticas sectoriais;
  • Estruturar e desenvolver ferramentas de trabalho comuns para os empresários e toda a cadeia piscatória da região.

 

Comemoração do Dia do Pescador ARTES & OFÍCIOS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Comemoração do Dia do Pescador
ARTES & OFÍCIOS
Encontro com Mestre Jerónimo Viana
A vida no mar
Dia 31 de Maio, sexta-feira, 14h30€
Na Biblioteca Municipal

No dia 31 de maio comemora-se o Dia do Pescador.

O Dia do Pescador foi instituído no ano de 1997, por decreto governamental com o objectivo de reavivar um sector com uma importância fundamental para o país.

Cada vez mais, devemos enaltecer o trabalho destes profissionais que se dedicam à vida no mar, na actividade piscatória, e que na rudeza dos seus dias de trabalho batalham para o sustento das suas famílias.

Para assinalar esta data, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto promove a iniciativa Artes & Ofícios, com o Mestre Jerónimo Viana. Jerónimo Viana tem 52 anos, é Armador, Mestre costeiro, falará de histórias da vida no mar e de todos aqueles que fazem da pesca a sua vida.

É Director estatutário da Mútua dos Pescadores, Formador de Marinharia Prática na FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, Vice-Presidente da Associação de Armadores APROPESCA.

Nesta sessão direcionada para o público infanto-juvenil será apresentado um Vídeo que retrata a faina da pesca, a vida do pescador, os apetrechos marítimos, as embarcações de pesca e tratadas questões relacionadas com a segurança no mar e sensibilização das crianças para o consumo de peixe.

 

Entrada e saída da barra - Póvoa de Varzim

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

 

Os Braços da Lancha - João Pereira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Os Braços da Lancha
por José Peixoto

A Lancha Poveira do Alto que no seu navegar agarra em terra qualquer olhar, fez-se "Fé em Deus" e dos homens que, ao longo de 21 anos, foram capazes de a levar e trazer a bom porto. João Pereira é dos tripulantes mais recentes mas tem o mar no sangue: "tenho uma sigla poveira na família, que vem do meu avô, conhecido por Tio João Manezé. Ele chegou a ter três catraias a seu cargo: o Joaquim, o Varzim e o Minas Gerais, por ter estado emigrado no Brasil. O meu pai pescou até aos 18 anos e também esteve emigrado em África. Na minha juventude fui algumas vezes ao mar com o meu pai, mas ele nunca quis que eu fosse pescador. Acabei por ir trabalhar para uma oficina de construção naval. Aprendi de tudo mas especializei-me em torneiro mecânico. Actualmente estou no negócio de revenda de peixe".

Nascido na Póvoa de Varzim em 1970, João Pereira revela como se tornou tripulante: "foi o Mestre Nia que me convenceu. A minha primeira vez foi numa saída ao mar com alunos de uma escola. Recordo-me também da viagem a Valbom. Fomos sempre à vela até ao cais de Afurada, onde almoçamos. Depois entramos pelo Rio Douro até Valbom. Para passar por baixo da ponte D. Luís tivemos de baixar o mastro".

A Voz da Póvoa (19 Dezembro 2012), p. 15.

URL -> | PDF ->

 

Dia Nacional do Mar - oferta de Manuel Gardete

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Oferta de Manuel Gardete (esq.) a Manuel Costa (dir.) Director da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim e responsável pela Lancha Poveira do Alto - Fé em Deus

 

Agenda do Oceano - 1 de Dezembro 2012

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Agenda do Oceano 1 de Dezembro 2012

Sociedade de Geografia de Lisboa - Secção de Geografia dos Oceanos

Sociedade de Geografia de Lisboa ->

 


Pág. 5 de 21

Pesquisar

cmpv.jpg
cartaz_20_anos.jpg
construcao001.jpg

Em linha

Temos 20 visitantes em linha

Estatísticas

Membros : 35
Conteúdo : 287
Favoritos web : 49
Visualizações de conteúdos : 364182

Sindicância