Lancha Poveira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Lancha Poveira

Pesca artesanal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

No Dia do Pescador, veja aqui uma das formas artesanais da pesca

 

 

Os Braços da Lancha - Abílio Marques

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Os Braços da Lancha
por José Peixoto

A lancha poveira tem braços que nunca foram ao mar, mas é graças a eles que a embarcação mantém sempre vivas as cores que ostenta. As siglas, o peixe no bordo, a perfeição do nome Fé em Deus, têm a sua matriz nas habilidosas mãos do pintor Abílio Marques.

Por vezes é necessário fazer as tintas à moda antiga. Por fora é tudo em aquoso. Por baixo, como está em contacto directo com a água, a tinta é diferente, chamam-lhe picoca. O vermelho cor vinho é feito com uma tinta de óleo. Como conserva mais, pinta-se também por dentro nas cavernas”.

Abílio Marques nasceu na Póvoa de Varzim em 1957. Trabalhou em Gaia numa empresa onde lacava, dourava e recuperava móveis antigos. Arte que viria a aplicar já como funcionário da autarquia poveira, nos dourados e fumados dos tectos do Salão Nobre da Câmara e no restauro de parte do mobiliário e do quadro do Cego do Maio. Antes ainda, trabalhou nos estaleiros a pintar barcos: “desenhava as letras e pintava emblemas. Pintar barcos dava-me mais umas coroas, por isso dediquei-me uns anos no Zé Viana. Também desenhei muitas letras de barcos de mestres amigos, no estaleiro do Samuel. Depois fui para a Câmara onde estou há 25 anos”.

Abílio Marques sempre deu o verde à Fé em Deus: “só não sou eu que pinto quando ela vai ao estaleiro do Samuel para uma grande restauração. Tenho muito gosto em ver a lancha sempre um brinquinho e sinto-me orgulhoso de ser o pintor da Fé em Deus. Na próxima vez, quando a lancha vier para o sequeiro para pintar, tem que ser decapada até ao osso. Já o fiz duas ou três vezes”.

A Voz da Póvoa (30 Maio 2012), p. 15.

URL -> | PDF ->

 

"Histórias de mar" - apresentação do filme -

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

O projecto “Histórias do Mar” realizado pelos alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural, da Escola Secundária Rocha Peixoto, em parceria com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, integrou o registo de entrevistas realizadas a pessoas cujas profissões estão relacionadas com o Mar.

“Histórias de mar” é um conjunto de memórias quase tristes, quase alegres, quase anónimas...

Salgadas como o mar que as une, são histórias recolhidas pelos alunos do 10ºano do Curso Profissional de Animador Sociocultural.

16, 17, 18 anos de vida e um desafio: fixar as lembranças de um tempo onde não estiveram, com meios que então não existiam – as tecnologias multimédia.

O resultado foi este mergulho no mar da Póvoa, no meio de areia e argaço, à procura destas recordações de infância, de trabalho… de outras vivências. E tal como a espuma das ondas, muitas histórias se perdem para que outras possam fazer lembrar os usos, os costumes... as vidas.

PROCESSO

Fase 1
< Elaboração do Guião e Planificação do Projeto >

Fase 2
< Contacto com os possíveis intervenientes e Realização das Entrevistas >

Fase 3
< Seleção e Edição do material recolhido. Organização do Produto Final >

Fase 4
< Tratamento informático da informação e pesquisa de material complementar >

Entrevistados

Fátima Sobrinho - Fernanda Rei - Fernando Barros - Firmino Carvalho Florinda Novo - Guilherminda Cunha - José Figueiredo - José Flores - Maria Alice Santos - Maria de Fátima Henriques - Maria Erzília Costa - Maria Gomes dos Santos - Maria José Rodrigues - Maria Ribeiro Pinto

PROGRAMA

- Visionamento do Filme
. I Parte – A Pesca (Testemunhos de antigos Homens do Mar)
. II Parte – Atividades ligadas ao Mar (Apanha do Sargaço > Trabalhos na Areia > O Pescado)
. III Parte – Tradições ligadas ao Mar (Actividades de lazer)

- Apresentação do Projeto

- Testemunhos / Debate

- Encerramento

Organização: Pelouro da Cultura – Biblioteca Municipal, Escola Secundária Rocha Peixoto e Animadores da Rocha

Entrada livre

 

"Histórias de mar" - apresentação do filme

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

Dia do Pescador 2012 - Programa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Programa

Oficina de Modelismo Naval - embarcações tradicionais poveiras com António Fangueiro
9h - 12h30 / 14h - 17h30
Na Biblioteca Diana-Bar

Apresentação do Projecto "Património Marítimo - aprender e marear na Lancha Poveira"
da Biblioteca Municipal em parceria com a Escola EB1/JI do Século
21h30
Na Biblioteca Diana-Bar

 

 

Dia do Pescador 2012

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

Engenho e Arte: a construção de moinhos em miniatura

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Visita Temática "Engenho e Arte: a construção de moinhos em miniatura", com artesão Rui Silva

Inserindo-se na programação do Maio Património e na celebração dos 30 Anos do Ecomuseu Municipal do Seixal, o Moinho de Maré de Corroios acolherá no próximo sábado, dia 19 de Maio, a partir das 14H00, a exposição de alguns trabalhos do artesão Rui Silva relacionados com o universo da moagem tradicional.

Rui Silva tem dedicado grande parte do seu tempo livre à construção de miniaturas à escala de equipamentos relacionados com as tecnologias tradicionais, entre os quais se destacam moinhos de diversas tipologias, lagares de vinho e de azeite, assim como oficinas diversas, contribuindo para a preservação de conhecimentos associados a atividades entretanto caídas em desuso.

Sendo participante frequente em exposições e em mostras de artes e ofícios em diversos pontos do País, apresentará o seu trabalho no próximo Sábado no Moinho de Maré de Corroios, animando a Visita Temática “Engenho e Arte: a construção de moinhos em miniatura”, que se iniciará às 15H00.

Convidamo-lo a juntar-se a nós nesta tarde!

Sobre a programação completa do Maio Património, é favor  consultar http://www2.cm-seixal.pt/pls/decomuseu/ecom_hpage.

 

 

Prémio Octávio Lixa Filgueiras

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Prémio Octávio Lixa Filgueiras
prémio de investigação em cultura do mar
Museu Marítimo de Ílhavo
Iª Edição – 2012

O “Prémio Octávio Lixa Filgueiras” é destinado a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação realizados no âmbito vasto da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Patrimónios Marítimos e Museologia.

O Prémio Octávio Lixa Filgueiras, instituído pelo Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo, destina-se a promover investigação relevante na área das Ciências Sociais dedicada a temas de cultura do mar. Pretende-se com este prémio invocar e divulgar a obra um dos mais distintos investigadores portugueses de temas de cultura marítima, o Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras.

Ao instituir o Prémio Octávio Lixa Filgueiras, o Museu Marítimo de Ílhavo, através da sua unidade de investigação, o CIEMar-Ílhavo, pretende consolidar-se como instituição museológica assente em dinâmicas de investigação aplicadas a um projecto cultural capaz de interessar diversas comunidades de público. Ao instituir o Prémio Octávio Lixa Filgueiras, o Museu Marítimo de Ílhavo e a Câmara Municipal de Ílhavo pretendem divulgar e valorizar o arquivo pessoal do distinto investigador, que o Museu acolheu em 2007 sob a forma de depósito e, de 2012 em diante, em regime de doação.

Candidaturas até 31 de maio
Entrega de trabalhos até 31 de agosto
Atribuição do prémio a 16 de novembro
Inscrições e informações: www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt

 

 

I Encontro de Pescadores da Pesca do Bacalhau

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Os verdadeiros Heróis do Mar vão encontrar-se na Praia de Mira no próximo dia 26 de Maio de 2012
Num evento organizado pela Associação de Pesca Desportiva da Praia de Mira (e com os apoios e colaborações da Câmara Municipal de Mira e do CEMAR - Centro de Estudos do Mar) os verdadeiros heróis do mar do século XX português -- os Pescadores Portugueses da Pesca Longínqua do Bacalhau -- vão encontrar-se na Praia de Mira, no próximo dia 26 de Maio de 2012, no I Encontro de Pescadores da Pesca do Bacalhau, a nível nacional.
As inscrições podem ser feitas através dos números 914580995, ou 922220717, ou 231471670 (Associação de Pesca Desportiva).

 

 


Pág. 10 de 21

Pesquisar

cmpv.jpg
cartaz_20_anos.jpg
DSC_0028.JPG

Em linha

Temos 9 visitantes em linha

Estatísticas

Membros : 34
Conteúdo : 285
Favoritos web : 49
Visualizações de conteúdos : 350641

Sindicância