Lancha Poveira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Lancha Poveira

Dia do Pescador 2012 - Programa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Programa

Oficina de Modelismo Naval - embarcações tradicionais poveiras com António Fangueiro
9h - 12h30 / 14h - 17h30
Na Biblioteca Diana-Bar

Apresentação do Projecto "Património Marítimo - aprender e marear na Lancha Poveira"
da Biblioteca Municipal em parceria com a Escola EB1/JI do Século
21h30
Na Biblioteca Diana-Bar

 

 

Dia do Pescador 2012

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

 

Engenho e Arte: a construção de moinhos em miniatura

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Visita Temática "Engenho e Arte: a construção de moinhos em miniatura", com artesão Rui Silva

Inserindo-se na programação do Maio Património e na celebração dos 30 Anos do Ecomuseu Municipal do Seixal, o Moinho de Maré de Corroios acolherá no próximo sábado, dia 19 de Maio, a partir das 14H00, a exposição de alguns trabalhos do artesão Rui Silva relacionados com o universo da moagem tradicional.

Rui Silva tem dedicado grande parte do seu tempo livre à construção de miniaturas à escala de equipamentos relacionados com as tecnologias tradicionais, entre os quais se destacam moinhos de diversas tipologias, lagares de vinho e de azeite, assim como oficinas diversas, contribuindo para a preservação de conhecimentos associados a atividades entretanto caídas em desuso.

Sendo participante frequente em exposições e em mostras de artes e ofícios em diversos pontos do País, apresentará o seu trabalho no próximo Sábado no Moinho de Maré de Corroios, animando a Visita Temática “Engenho e Arte: a construção de moinhos em miniatura”, que se iniciará às 15H00.

Convidamo-lo a juntar-se a nós nesta tarde!

Sobre a programação completa do Maio Património, é favor  consultar http://www2.cm-seixal.pt/pls/decomuseu/ecom_hpage.

 

 

Prémio Octávio Lixa Filgueiras

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Prémio Octávio Lixa Filgueiras
prémio de investigação em cultura do mar
Museu Marítimo de Ílhavo
Iª Edição – 2012

O “Prémio Octávio Lixa Filgueiras” é destinado a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação realizados no âmbito vasto da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Patrimónios Marítimos e Museologia.

O Prémio Octávio Lixa Filgueiras, instituído pelo Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo, destina-se a promover investigação relevante na área das Ciências Sociais dedicada a temas de cultura do mar. Pretende-se com este prémio invocar e divulgar a obra um dos mais distintos investigadores portugueses de temas de cultura marítima, o Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras.

Ao instituir o Prémio Octávio Lixa Filgueiras, o Museu Marítimo de Ílhavo, através da sua unidade de investigação, o CIEMar-Ílhavo, pretende consolidar-se como instituição museológica assente em dinâmicas de investigação aplicadas a um projecto cultural capaz de interessar diversas comunidades de público. Ao instituir o Prémio Octávio Lixa Filgueiras, o Museu Marítimo de Ílhavo e a Câmara Municipal de Ílhavo pretendem divulgar e valorizar o arquivo pessoal do distinto investigador, que o Museu acolheu em 2007 sob a forma de depósito e, de 2012 em diante, em regime de doação.

Candidaturas até 31 de maio
Entrega de trabalhos até 31 de agosto
Atribuição do prémio a 16 de novembro
Inscrições e informações: www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt

 

 

I Encontro de Pescadores da Pesca do Bacalhau

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Os verdadeiros Heróis do Mar vão encontrar-se na Praia de Mira no próximo dia 26 de Maio de 2012
Num evento organizado pela Associação de Pesca Desportiva da Praia de Mira (e com os apoios e colaborações da Câmara Municipal de Mira e do CEMAR - Centro de Estudos do Mar) os verdadeiros heróis do mar do século XX português -- os Pescadores Portugueses da Pesca Longínqua do Bacalhau -- vão encontrar-se na Praia de Mira, no próximo dia 26 de Maio de 2012, no I Encontro de Pescadores da Pesca do Bacalhau, a nível nacional.
As inscrições podem ser feitas através dos números 914580995, ou 922220717, ou 231471670 (Associação de Pesca Desportiva).

 

 

Jornada comemorativa do Dia Europeu do Mar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/Nova), o Presidente do Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) e o Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) têm a honra de convidar V. Ex.ª e sua Ex.ma Família para participarem na Jornada comemorativa do Dia Europeu do Mar, sob o tema “Crescimento sustentável dos oceanos, mares e costas: crescimento azul” a realizar na sede da SGL (Rua das Portas de S. Antão, 100, em Lisboa) no dia 21 de maio de 2012 (2.ª feira), com início às 09h30.

Para saber mais clique aqui

 

Visita à Lancha Poveira e Viagem

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Por Manuel Costa e Tripulantes da Lancha Poveira

Actividade integrada no projecto “Património Marítimo – Aprender e Marear na Lancha Poveira” promovida no ano lectivo 2011–2012, pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, em parceria com a Professora Maria Luísa Salgado, da Escola EB1/JI do Século, Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio.

Organização: Pelouro da Cultura-Biblioteca

Imagens das viagens anteriores
por José Peixoto

 

 

A primeira faina da Lancha

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

A PRIMEIRA FAINA DA LANCHA
por José Peixoto

Arrancaram os preparativos para a primeira saída do ano da lancha poveira do alto, “Fé em Deus”. No passado dia 21 de Abril a tripulação deu início aos trabalhos de manutenção, que se basearam na substituição de cabos da vela. Outra das operações foi o transporte do mastro e da verga para a água onde se vão embeber junto à lancha no ancoradouro. Estes equipamentos estavam guardados no hangar do Clube Naval.

Como se trata de uma embarcação tradicional, o mestre da lancha poveira, Agonia Areias, explicou, como no passado, os pescadores davam o nome a cada cabo substituído: “pusemos os cabos dos cassoiros novos, trata-se do cabo que agarra com alguma folga a verga ao mastro.

Os cassoilos são umas pequenas bolas de madeira, que armam em rosário no chicote do inçadouro, que rodam sobre o mastro quando se iça ou desce a vela. Foi substituído o cabo da testa que fica pela frente da vela e passa pelas malhas exteriores da asa, numa extensão de três a quatro metros. Este cabo nunca pode rebentar porque rasga a vela. Foi também substituída a escota que é o cabo que agarra a vela ao leme”.

A Voz da Póvoa (2 Maio 2012), p. 15.

URL -> | PDF ->

 

PALESTRA: O Barco do Mar dos Litorais da Ria de Aveiro: O Mais Belo Barco do Mundo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

No dia 28 de Abril de 2012, pelas 16.00 horas, por ocasião do encerramento da exposição "Rialidades: A Ria de Aveiro no Olhar de Rui Bela" (exposição que tem estado patente ao público no Museu de Ovar, Rua Heliodoro Salgado, 11, 3880-232, Ovar, desde o dia 24 de Março de 2012) vai ter lugar nesse mesmo Museu uma palestra por Alfredo Pinheiro Marques (historiador e director do CEMAR - Centro de Estudos do Mar), sob o título "O Barco do Mar dos Litorais da Ria de Aveiro: O Mais Belo Barco do Mundo".

 


Pág. 11 de 22

Pesquisar

cmpv.jpg
cartaz_20_anos.jpg
lancha002.jpg

Em linha

Temos 19 visitantes em linha

Estatísticas

Membros : 37
Conteúdo : 290
Favoritos web : 49
Visualizações de conteúdos : 610259

Sindicância