Home Património Marítimo Bibliografia Por assunto

Lancha e Embarcações

A Lancha Poveira do Alto [Desdobrável]: Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, 1998

AMORIM, Manuel - Em Louvor da Lancha Nova – a Pescada como Tributo e Foro. O Comercio da Póvoa de Varzim. (10.10.1991) pp. pp. 1, 6 e 9. (transcrito do n.º 3 do Notícias da Lancha de Abril de 1991).

Com a Lancha Poveira do Alto [Desdobrável]: À Descoberta de uma Cidade Nova. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, 1998

FANGUEIRO, Óscar - A Propósito de um Barco do Tipo Xaveco. Esposende: Boletim Cultural, Esposende: Câmara Municipal, 2001: n.º 21

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - A Arte da Construção no Estudo das Tradições Navais. Stvdivm General do Centro de Estudos Humanísticos. Porto: Centro de Estudos Humanísticos anexo à Universidade do Porto, 1958, Vol. V. (separata).

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - A Propósito da Protecção Mágica dos Barcos. Lisboa: [s.n.], 1978.

FILGUEIRAS, Octávio Lixa – Barcos de Pesca de Portugal. Centro de Estudos de Cartografia Antiga. Coimbra: Universidade, 1981. Separata da Revista da Universidade de Coimbra vol. XXVIII – ano 1980, pp. 343-426

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - Das Influências Nórdicas nas Embarcações Tradicionais do NW Peninsular. I Coloquio de Antropoloxia de Galicia, Museo do Pobo Galego 1982. Cuadernos do Seminario de Sargadelos, 1984, n.º 45.

FILGUEIRAS, Octávio Lixa – I Congresso de Etnografia e Folclore: A Lancha Poveira e o Saveiro de Valbom, 1956, Braga: Centro de Estudos Humanísticos anexo à Universidade do Porto, Lisboa, 1963.

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - Les Bateaux de Pêche de Póvoa de Varzim et «Sinagot», [s.l.:s.n.:s.d.] (possível separata)

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - Navegação à Vela, Barcos à Vela dos Rios Portugueses. Anais do Clube Militar Naval. Lisboa: 1982, n.º 10-12. (separata).

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - No Crepúsculo das Embarcações Regionais. XXIX Congresso Luso-Espanhol, Lisboa, 1970. Lisboa: Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências, 1970. Separata do Colóquio 2 – tomo III

FILGUEIRAS, Octávio Lixa – O Barco Poveiro. Matosinhos: Contemporânea Editora, Lda., 1995. ISBN: 972-8305-19-2.

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - Os Barcos da Nazaré no Panorama da Nossa Arqueologia Naval. Pré-aviso sobre Acções Cautelares a promover nas Zonas Portuárias dos Coutos de Alcobaça. Lisboa: Centro de Estudos da Marinha, 1981.

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - Traineiras da Costa Portuguesa; MENERES, João. CTT Correios de Portugal, S.A., 1994. (Edição do Clube do Coleccionador). ISBN 972-9127-25-5

FILGUEIRAS, Octávio Lixa - Uma Presumível Herança Germânica na Construção Naval Tradicional Portuguesa. Lisboa: Academia de Marinha, 1985.

Garcês, José – Construções de Armar: Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, 6 pp: Ilustração de Garcês, José.