Home Notícias sobre a Lancha Um hino à vela e às embarcações antigas de pesca

Um hino à vela e às embarcações antigas de pesca

Este fim-de-semana decorreu o já habitual encontro de embarcações tradicionais de Vila do Conde. Em breve surgirão mais relatos do mesmo por várias fontes (espero encontrá-las), mas esta foi a primeira imagem que vi do evento: a Lancha Poveira do Alto "Fé em Deus" na foz do rio Ave, em todo o seu esplendor de vela, comandada pelo sabedor mestre Nia Preu.

É por estes e por outros aspectos que as embarcações tradicionais portuguesas merecem o maior apoio, na luta tão difícil que é recuperá-las activamente para a sociedade. Os amantes da vela e não só, por certo olharão com outros olhos para estas embarcações antigas de pesca, excelentes para a prática de vela. A "Fé em Deus" na imagem, é uma imponente lancha de 12,40 metros de comprimento, mas os barcos desta tipologia podiam ir dos cerca de 3 metros aos quase 17 de comprimento e como tal as possibilidades de aplicação são muitas.

In: Caxinas... de "Lugar" a Freguesia | Por: Cachinare
Ver mais ->