Dia Nacional do Mar na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim

A 16 de Novembro, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim assinala o Dia Nacional do Mar.

Pela manhã, às 10h00, e depois de ter sido apresentada na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, no passado mês de Setembro, a exposição sobre o projecto de recuperação da Lancha Poveira do Alto chega à Escola EB 2/3 de Rates com a explicação por Manuel Costa, Director da Biblioteca Municipal e responsável pelo Projecto de Recuperação da Lancha Poveira do Alto. Aí permanecerá até dia 30 de Novembro.

A iniciativa está inserida no programa de comemorações dos 20 anos da construção da Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus” e tem como objectivo divulgar e valorizar a experiência de navegação nesta embarcação tradicional a que Manuel Lopes chamou a “Escola da Memória”.

À tarde, José Abel Carriço, responsável pela Escola de Música da Póvoa de Varzim, conversou com os alunos da Escola do Século sobre o tema “Musicar o Mar”. Esta iniciativa, ao mesmo tempo que celebra a data, está também integrada no projecto “Património Marítimo – Aprender e Marear na Lancha Poveira”, promovido pela professora Maria Luísa Salgado, durante o ano lectivo 2011/2012, em parceria com a Biblioteca Municipal.

Ao final da tarde as comemorações deslocam-se para junto do mar. José de Azevedo, jornalista e escritor poveiro, irá apresentar o seu livro "Joaninha, a última sereia", com ilustrações de Fedra Santos, no Diana Bar, às 18h30. O livro já se encontra à venda na Biblioteca Municipal, na Biblioteca Diana-Bar e nas livrarias.

De 7 a 30 de Novembro, a Biblioteca expõe “A importância do Mar no património marítimo nacional e local”, uma mostra bibliográfica que tem como propósito sensibilizar o público infanto-juvenil para a importância da cultura marítima e do mar, através da disponibilização de informação, independentemente do seu suporte, alertando para temáticas sobre as quais há necessidade de reflectir para preservar o litoral do país.

Dim lights Embed Embed this video on your site

20 anos da “Fé em Deus” - Exposição itinerante
por Manuel Costa
Escola EB 2/3 de Rates, às 10h
Galeria de imagens ->

“Musicar o Mar”
por José Abel Carriço
Escola EB1/JI do Século, às 14h

Lançamento do livro “Joaninha, a última sereia”
de José de Azevedo e
Ilustrações de Fedra Santos
Biblioteca Diana Bar, às 18h30

O Dia nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

A Resolução n.º 83/96 do Conselho de Ministros institucionalizou o dia 16 de Novembro como Dia do Mar, data de entrada em vigor em 1994 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Tem recebido a designação de Dia Nacional do Mar para distinguir o seu carácter luso de outros eventos similares, tais como, o Dia Mundial do Mar patrocinado pela Organização Marítima Internacional e o Dia dos Oceanos.

lancha003.jpg