Home Actividades Em Terra DIA NACIONAL DO MAR 2012 - Programa

Dia Nacional do Mar

11h00 - O Mar é Património
Sessões educativas por Manuel Costa

14h30 - Projecção do filme "Ala-Arriba"
de Leitão de Barros
actividade sénior, na Biblioteca Municipal

15h30 - "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen
Hora do Conto, na Escola EB 2|3 Dr. Flávio Gonçalves

21h30 - Conferência "Reencontro com o Mar"
pelo Comandante Luís Adriano Calafate
No Salão Nobre dos Paços do Concelho

O Dia Nacional do Mar, institucionalizado pela resolução nº 83/98 do Conselho de Ministros é comemorado a 16 de Novembro. A nível nacional, esta efeméride é assinalada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, associando-se o Município da Póvoa de Varzim, pela relevãncia da tradição do património marítimo local.

Em 2 de Setembro de 2011, no II Encontro da Rede Nacional de Cultura do Mar realizado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto foi decidido atribuir ao Município da Póvoa de Varzim, a presidência da Rede, nestes dois anos, tendo-se alterado a designação para Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, de forma a englobar o seu caracter plural.

No âmbito do Dia Nacional do Mar, a nivel local, serão promovidas um conjunto de iniciativas, abrangendo vários eixos de programação, drigidos a diferentes públicos-alvo, no sentido de reforçar as raizes culturais marítimas, aproximando a ligação passada, presente e futura de Portugal ao Mar, no contexto do património marítimo poveiro.

De manhã, pelas 11h00, haverá sessões educativas nas Escolas EB 2/3 do Concelho "O Mar é Património", por Manuel Costa, sensibilizando as crianças e jovens para a salvaguarda da mémoria das embarcações tradicionais poveiras, do património naval, abordando as artes da construção naval, da navegação. Também a obra "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen será contada aos alunos da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.

De tarde, na Biblioteca Municipal, pelas 14h30, os utentes do Centro de Dia, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim poderão visionar o filme "Ala-Arriba" de Leitão de Barros.

À noite, pelas 21h30, para o público em geral, será realizada uma conferência intitulada “Reencontro com o Mar” pelo Comandante Luís Adriano de Lemos Cesariny Calafate, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

barco003.jpg

Visualizações de conteúdos : 611982