Lancha Poveira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Porto: Internet dá à costa em 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AddThis Social Bookmark Button

Porto: Internet dá à costa em 2014

Marcadores: 

A partir de 2014, será possível aceder gratuitamente à Internet na costa marítima entre o Porto e a Póvoa de Varzim. O projeto é da responsabilidade do INESC Tecnologia e Ciência e ainda está em fase de testes.

Em 2014, qualquer pessoa que se encontre até cinco milhas náuticas (cerca de nove quilómetros) da costa marítima entre o Porto e a Póvoa de Varzim, terá acesso gratuito à Internet wireless e de banda larga. O projeto do laboratório de Tecnologia e Ciência do INESC está a ser testado com redes sem fios e de banda larga entre o Edifício Transparente, na Foz, e barcos de pesca da Cooperativa Propeixe, em Matosinhos.

Em declarações à Agência Lusa, Rui Campos, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do INESC, explicou que "o objetivo do projeto é estender a cobertura da rede Porto Digital, que neste momento existe na cidade do Porto, até cinco milhas náuticas para dentro do mar".

Para além disso, o coordenador do projeto acrescenta que, "pela primeira vez, pescadores, turistas ou qualquer pessoa localizada até cinco milhas da costa vão ter acesso gratuito à Internet wireless e de banda larga".

Esta sexta-feira, às 11h, vai ser celebrado o protocolo de oficialização do projeto, entre o INESC Tecnologia e Ciência e a Associação Porto Digital, com a presença do secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

 

Pesquisar

cmpv.jpg
cartaz_20_anos.jpg
DSC_0082.JPG

Em linha

Temos 32 visitantes em linha

Estatísticas

Membros : 37
Conteúdo : 290
Favoritos web : 49
Visualizações de conteúdos : 671276

Sindicância