O Município de Esposende vai assumir a presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios (RNCMR) Secção de Geografia dos Oceanos da Sociedade de Geografia de Lisboa, no biénio 2014/2016, tomando posse na Mesa desta Rede no Dia Nacional do Mar, 16 de novembro (Domingo).
Para assinalar o inicio desta presidência vai também realizar o 4º Encontro da RNCMR, desta feita dedicada ao inédito projeto de Lei –Libertação da Via da Água, que pretende um regime de excepção para as embarcações tradicionais portuguesas.
O Município de Esposende já trabalha internamente os assuntos do património e cultura em rede, através da Rede de Museus do Mar de Esposende (Museu Municipal de Esposende e Museu Marítimo de Esposende), criada em 2013 e que articula a difícil gestão de tutelas privadas e tutelas municipais. Neste âmbito o Município considera o oceano Atlântico e os rios Neiva e Cávado os verdadeiros motores económicos do concelho e assume a sua mais valia geoestratégica, histórica, cultural e social. Pretende que durante a sua vigência na presidência da RNCMR possa promover estas boas práticas também nas comunidades de concelhos vizinhos, estabelecendo pontes culturais, dinâmicas e inovadoras, em torno da cultura costeira e do património marítimo e naval.
A Jornada dedicada à “Libertação da Via da Água” é presidida pelo grande entusiasta da defesa e divulgação do património naval português, o Prof. Dr. Fernando Carvalho Rodrigues, ele próprio Arrais de uma embarcação Tradicional do Rio Tejo, e vai decorrer das 14.30h às 17.00h no Museu Marítimo de Esposende.
O Museu Marítimo de Esposende está instalado na velha estação local de Socorros a Náufragos do ISN (Casa do Salva-vidas, 1906) junto ao rio Cávado, e é tutelado pela Associação Forum Esposendense, ela própria proprietária de uma das mais emblemáticas embarcações tradicionais do Norte de Portugal, a catraia de Esposende.
A Catraia de Esposende é uma catraia grande da tipologia poveira, oriunda da primitiva comunidade sardinheira de Esposende, que remonta ao séc. XVIII, e é uma réplica navegante da última catraia, extinta em 1959, de nome “Santa Maria dos Anjos”, inaugurada por tradicional “bota-abaixo” em 19 de Agosto de 1993, com o mesmo nome da antecessora, e que tem sido a verdadeira embaixadora da cultura marítima e fluvial de Esposende, motivo para ser escolhida pela Direção de Filatelia dos Correios de Portugal para o carimbo comemorativo do Dia Nacional do Mar.
O Carimbo evocativo do Dia Nacional do Mar, por gentileza da Direção de Filatelia e da Sociedade de Geografia de Lisboa, será apresentado em Esposende, para filatelistas e publico em geral, no dia 16 de Novembro (domingo) no edifício dos Paços do Concelho do Município de Esposende, na Estação de Correios ad hoc que aí funcionará das 10.00h às 12.00h.
A inscrição é gratuita mas obrigatória.
Basta enviar resposta a este E-mail: museu.esposende@cm-esposende.pt ou museumaritimo@forum-esposendense.pt ou ainda presidencia.rncmr@cm-esposende.pt