Home Actividades Em Terra Comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira do Alto - "Fé em Deus"

Comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira do Alto - "Fé em Deus"

O Município da Póvoa de Varzim está a assinalar as comemorações dos 25 anos da Fé em Deus Lancha Poveira do Alto com várias iniciativas.

No próximo dia 15 de Setembro, pelas 17h, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto serão realizadas várias atividades integradas nestas comemorações. Haverá uma Sessão Filatélica, com a aposição do carimbo e do selo comemorativos num postal editado em parceria com a Associação Poveira de Colecionismo. Haverá uma sessão evocativa do bota abaixo da "Fé em Deus", com o visionamento do filme desse evento registado há 15 anos e com a partilha de testemunhos de quem esteve envolvido nesse momento inesquecível. Libânia Feiteira Ferreira voltará a declamar a Ladainha das lanchas, tal como fez há 25 anos.

Será ainda aberta a Exposição de miniaturas de embarcações em madeira feitas pelo Mestre da Fé em Deus, Manuel Agonia. São réplicas de embarcações que fazem parte do seu espólio e que estão ligadas à sua vida como marítimo.

As lanchas poveiras são embarcações de pesca tradicional de origem secular e desapareceram nos anos 50 do século passado. Em 1991 foi construída esta réplica da Fé em Deus, respeitando as normas e os modelos tradicionais e, desde então, esta embarcação tradicional tornou-se numa verdadeira escola da memória e um símbolo maior da Póvoa de Varzim.

azulejo001.jpg