OS BRAÇOS DA LANCHA - apresentação do livro e do filme documental

No próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, pelas 18h serão apresentados na Biblioteca Municipal, o livro “Os Braços da Lancha” de José Peixoto e o filme documental (DVD) “Os Braços da Lancha” de Manuel Martins, José Peixoto e Paulo Pinto.

A apresentação será feita pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino.

O livro “Os Braços da Lancha” pretende resgatar a história de 25 anos de navegações da Lancha Poveira do Alto Fé em Deus, com a voz da memória dos tripulantes e outros braços que, de uma forma ou de outra, contribuíram na travessia do tempo entre o bota-abaixo a 15 de Setembro de 1991 e os dias que correm.

O filme documenta uma viagem a Santiago de Compostela por mar, ria e rio, feita pela Lancha Poveira. Uma peregrinação marítima inaugurada pela Fé em Deus.

A sessão contará com um momento poético por Aurelino Costa que, acompanhado pelos sons da guitarra de José Peixoto, dará voz à “Ladainha das Lanchas”, de António Nobre.

Estes eventos estão integrados nas comemorações dos 25 anos da Lancha Poveira “Fé em Deus” e do Dia Nacional do Mar.

Dim lights Embed Embed this video on your site

WOW Filmes

A “Fé em Deus” é uma embarcação de pesca tradicional de origem secular. Em 1991 foi reconstruída uma replica segundo normas e modelos tradicionais e representa uma das últimas lanchas poveiras a ir ao mar.

O início da construção deu-se a 27 de Fevereiro de 1991 seguindo o sonho de Manuel Lopes um Poveiro amante da cultura e muito respeitado pela população. É desde então a embarcação tradicional portuguesa que mais navega por mar, promovendo a memória do pescador poveiro e português. Em 2012 a mesma embarcação persegue outro dos seus sonhos, rumo à Galiza fazendo aquele que é considerado o primeiro Caminho Maritimo para Santiago de Compostela. O sonho de Manuel Lopes é agora o sonho destes 17 tripulantes que na primeira pessoa contam a sua relação com a Lancha Poveira.

Um filme de: Manuel Martins, José Peixoto, Paulo Pinto
Produção: Manuel Martins
Imagens de: Manuel Martins, Paulo Pinto, Rita Rocha
Edição: Paulo Pinto, Manuel Martins