Dia Nacional do Mar

Histórias do Mar da Póvoa
Conversa com José de Azevedo
Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves – 14h30

No âmbito do Dia Nacional do Mar, o Município da Póvoa de Varzim promove várias iniciativas sobre o património marítimo poveiro, dirigidas a diferentes público-alvo, no sentido de reforçar as raízes culturais marítimas.

De manhã, na Escola EB Aver-o-Mar haverá “O Mar na Toponímia Poveira”, sessão orientada pelo Dr. Luís Diamantino, Vice Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia. Esta atividade pedagógica é alusiva à cultura marítima patente na Toponímia Poveira que evoca lugares, feitos, heróis e personalidades ligadas ao Mar e à comunidade piscatória.

De tarde, na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, as “Histórias do Mar da Póvoa” serão contadas pelo José de Azevedo. Numa conversa informal serão abordados os mares poveiros, os costumes da comunidade piscatória poveira evocando poveiros cujos feitos marcam a nossa história.

Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, pelas 18h00 serão apresentados o livro “Os Braços da Lancha” de José Peixoto e o filme documental (DVD) “Os Braços da Lancha” de Manuel Martins, José Peixoto e Paulo Pinto. A apresentação será feita pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

barco004.jpg