Home Actividades Em Terra DIA NACIONAL DO MAR - 2017

Conversa com José de Azevedo
Histórias do Mar da Póvoa
15h30 - Escola Básica de Aver-o-Mar

No âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento do Cego do Maio e para assinalar o Dia Nacional do Mar, o Município da Póvoa de Varzim promove várias iniciativas sobre o património marítimo, envolvendo a figura deste herói poveiro. Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto estará patente a mostra documental “Postais do Cego do Maio”. Os postais, documentos iconográficos, foram registando as mudanças urbanísticas sentidas ao longo das últimas décadas do século XX, na Povoa de Varzim. Estes elementos evocativos fazem parte da secção do Fundo Local da Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal presta homenagem a José Rodrigues Maio, com a realização de várias mostras documentais durante as comemorações dos 200 anos do seu nascimento: “O Cego do Maio”, “Postais do Cego do Maio”, “Naufrágios na Póvoa de Varzim”, “Condecorações e homenagens ao Cego do Maio” e “Monumento ao Cego do Maio”.

Também na Biblioteca Municipal, às 10h30 será realizada uma Hora do Conto especial do livro “O Cego do Maio e o Mar” de Manuela Costa Ribeiro, que conta a história ficcionada do nascimento do Cego do Maio. Esta nova edição do livro foi apresentado no dia 7 de Outubro, no Museu Municipal da Póvoa de Varzim, na abertura das comemorações dos 200 anos do nascimento do Cego do Maio.

De tarde, pelas 15h30 na Escola Básica de Aver-o-Mar, as “Histórias do Mar da Póvoa” serão contadas pelo José de Azevedo. Numa conversa informal serão abordados os mares poveiros, os costumes da comunidade piscatória poveira evocando poveiros cujos feitos marcam a nossa história.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

construcao002.jpg